sexta-feira, 2 de abril de 2010

Os três olhares

Todos são muito bem-vindos a este blog. Como consta na descrição acima, queremos exercitar um olhar múltiplo sobre a Bíblia. Temos consciência de que, em geral, a interpretação das Escrituras é uma prática individual e solitária, pelo menos em um nível acadêmico ou próximo dele. É exatamente essa constatação que desafiou os editores do blog a buscarem construir um caminho oposto, alternativo. O tempo dirá se conseguimos desenvolver algo que seja útil e proveitoso.

Queremos praticar a interdisciplinaridade tão falada mas pouco praticada na área teológica. Os autores do blog possuem formação bíblica em comum, mas especificações diferenciadas a partir de suas áreas de interesse. A partir desse contexto, nosso desejo é, cônscios de que cada um de nós não consegue abarcar a totalidade da complexidade dos conteúdos bíblicos individualmente, fazermos um trabalho coletivo e solidário de interpretação.

Seguiremos a seguinte metodologia: semanalmente escolheremos um texto bíblico a  ser comentado. Cada um dos editores postará um comentário seguindo sua abordagem particular. A partir das três mensagens, trocaremos opiniões e proporemos complementações.

As próximas mensagens trarão uma rápida  apresentação dos editores e as descrições dos três olhares que serão exercitados neste blog, cada um deles pertinente à área de pesquisa acadêmica de seus representantes.

Esperamos que gostem e que aproveitem aquilo que será escrito aqui!

 João Leonel, Júlio P. T. Zabatiero, Paulo Nogueira
Editores

2 comentários:

  1. Graça e paz!
    Sou missionário em Burkina Faso e quero parabenizar o BLOG pelas abordagens de visão do aspecto literário da Bíblia. Lendo cada aspecto podemos ampliar nosso entendimento de uma maneira muito uma mais profunda. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Claudemir e Etelvina,

    Grato pelo apoio. Espero contar com tuas visitas mais vezes no blog.

    ResponderExcluir